Como calcular a quantidade de piso para academias

Para começar uma construção ou reforma, é necessário projetar as mudanças, entender os processos a serem feitos e calcular todo o material envolvido. Para uma academia, além dos aparelhos, é necessário saber o tipo de pintura que será feito, se haverão espelhos, o piso adequado etc. Uma das questões mais importantes é calcular todos os […]

Para começar uma construção ou reforma, é necessário projetar as mudanças, entender os processos a serem feitos e calcular todo o material envolvido. Para uma academia, além dos aparelhos, é necessário saber o tipo de pintura que será feito, se haverão espelhos, o piso adequado etc.

Uma das questões mais importantes é calcular todos os materiais para não haver desperdícios, ficar da maneira que foi planejada, ter segurança, conforto e estar de acordo com as normas. Caso compre produtos a mais, os desperdícios são da matéria prima, da logística, e do dinheiro.

A parte do piso parece uma das mais simples, mas não necessariamente é assim. O piso é calculado pelo m². O mais lógico é calcular a metragem de seu espaço e utilizar o resultado para comprar o piso.

Contudo, pode não funcionar assim. Cada piso tem o seu formato e é vendido de uma forma. Além disso, podem haver perdas durante a instalação e outras questões, como rodapés, podem interferir.

Como calcular a quantidade de piso de uma forma correta

Realizar cálculos pode ser uma tarefa bastante difícil para muitas pessoas. Mesmo um Arquiteto formado, que teve o direcionamento correto na faculdade, pode ter dificuldades em fazer as contas manualmente.

Existem diversos softwares que podem fazer o cálculo automaticamente com base no projeto, deixando os números precisos e com o processo mais ágil. Todavia, nem sempre você pode ter um recurso tecnológico a sua disposição. Por isso, é importante saber ou relembrar como esse tipo de cálculo é feito.

1 – Meça o ambiente

Para saber o mínimo necessário de piso, é preciso medir todo o ambiente a se revestir. Você pode fazer isso com as medidas descritas na planta baixa ou ir pessoalmente ao local e, com auxílio de uma trena, conferir qual a metragem de cada lado do estabelecimento.

Com as medidas em mãos, você deve calcular a área. Para isso, você multiplica o valor de um lado pelo outro. Por exemplo, em um cômodo que cada lado tenha um comprimento de 5m, a conta é 5 x 5. O resultado são 25 m² de área do cômodo.

2 – Saiba o tipo do piso

É importante saber qual o tipo, o formato e o piso adequado para cada modalidade de exercícios. Existem pisos para a área de peso livre, musculação, exercício funcional e até mesmo para áreas de circulação. Você precisa saber as metragens que o piso tem para poder calcular o quanto daquele produto é necessário para cobrir 1 m² de área.

Geralmente, é possível obter essa informação direto com os fabricantes. É comum disponibilizar as medidas e formatos no site, justamente para que as pessoas consigam calcular a quantidade de material necessária.

Caso você não encontre uma informação precisa, pode buscar pelas dimensões do piso e calcular a metragem. Por exemplo, o piso tem 70 cm de comprimento e 70 cm de largura. Primeiramente, você transformará a medida em metro, ficando 0,7m. Então, irá multiplicar os valores de comprimento e largura para obter o m² de cada unidade do piso. Portanto, 0,7m x 0,7m = 0,49.

3 – Faça uma conta para saber o mínimo de piso necessário

Com as informações do ambiente a se revestir e as informações do piso, você já passa a ter uma noção de quanto material necessita. É só calcular a área do estabelecimento dividido pelo valor do piso necessário para cobrir 1 m².

Voltando ao exemplo que o cômodo tem uma área de 25 m² e você vai utilizar o piso citado acima. 25 m²/0,49 = 51. Até o momento, seriam necessárias 51 peças.

4 – Acrescente uma margem

A margem de erro se dá pelas avarias causadas ao piso durante a obra. Dependendo do material, é possível que se quebre. Por isso, o indicado é adicionar uma margem de 10% ao total mínimo.

5- Obtenha o resultado final

Agora, você pode realizar o cálculo final e descobrir a quantidade real que vai precisar. Continuando no mesmo exemplo, 10% de 51 peças é 5,1. Como não é possível comprar peças fragmentadas, você pode arredondar o número para o próximo valor. Então, você adiciona 6 peças às 51, resultando em 57 peças necessárias para revestir o seu espaço.

Algo que é muito importante prestar atenção é a unidade de medida. Converta tudo para metros antes de realizar os cálculos.

Aubicon

A Aubicon possui uma linha de pisos completa para academias e boxes crossfit. São pisos emborrachados para absorção de impacto, para a área de peso livre, musculação, exercício funcional e até mesmo para áreas de circulação. São opções que não se deformam com os equipamentos pesados ou quando pesos são lançados.

Todos os pisos são de fácil instalação e manutenção. A limpeza é extremamente simples, não necessitando de produtos variados. Apenas água e sabão neutro são necessários.

Nossos pisos são antiderrapantes e proporcionam um conforto acústico, atenuando ruídos e deixando que cada aluno foque em seu próprio treino. São diversas cores e formatos disponíveis para deixar o seu ambiente moderno e confortável.

Além disso, a sua academia vai se tornar um pouco mais responsável no consumo. Nossos pisos são feitos a partir de borracha de pneus inservíveis, que são transformados em produtos resistentes, de alta qualidade e durabilidade.

Se interessou? Entre em contato conosco! Dispomos de todas as informações sobre os nossos pisos para que você consiga realizar a conta da quantidade de peças corretamente.