Diferenciais para academia: como conquistar e reter seus alunos

Algumas pessoas iniciam o ano com a meta de se exercitarem mais. Em janeiro, ficam super animadas e se matriculam na academia. Com o passar das semanas, uma parte desses novos alunos se desanima ou percebe que não gosta do ambiente de academia.

Algumas pessoas iniciam o ano com a meta de se exercitarem mais. Em janeiro, ficam super animadas e se matriculam na academia. Com o passar das semanas, uma parte desses novos alunos se desanima ou percebe que não gosta do ambiente de academia. 

Tem gente que começa por indicação médica. Inicia a academia por tratar ou prevenir algum problema de saúde, mas não leva adiante por não se sentir motivado o suficiente.

Existem diversos perfis e motivos para que não prossigam na academia. Mas você pode tomar algumas medidas para estimular, conquistar e reter os alunos. 

Entenda o seu público

Entender sobre o seu público é algo essencial em qualquer negócio. Você precisa entender o que o seu público deseja e como você pode ajudá-lo. Saiba a faixa etária, jornada de trabalho, expectativas, tudo o que puder.

Por exemplo, você pode adaptar os horários de funcionamento, se a maioria do seu público necessitar. Pode ofertar aulas específicas aos finais de semana. Tudo depende do perfil do seu público. Essas adaptações podem fazer com que os alunos se sintam mais acolhidos e compreendidos.

Escute o seu cliente

Estamos na em um tempo em que a experiência de alguém vale muito. Como você sabe qual foi a experiência da pessoa em determinado lugar ou situação? Conversando com ela.

Se relacione com seus clientes. Converse com cada aluno – ou a maioria deles – e se atente aos pontos negativos relatados. Tente ter essa conexão tanto presencialmente quanto nas redes sociais. Quando alguém fizer um comentário negativo, não se sinta pessoalmente atacado. Enxergue como uma possibilidade de melhorar aquela questão.

As pessoas, ultimamente, preferem experienciar algo do que comprar algo. Saber como estão se sentindo na academia é importante. Pense que ela estará gastando o próprio dinheiro, então deve ser com algo que a faça bem.

Benefícios para alunos frequentes

É interessante mostrar que existem vantagens em continuar a frequentar a academia. Alunos assíduos, que não possuem inadimplências, podem receber algumas regalias por parte do estabelecimento. 

Não precisa ser um presente material, apenas uma cortesia. Pode ser um desconto no plano anual, uma possibilidade de plano familiar, poder levar um conhecido para treinar junto. Enfim, ofereça algo para que os outros entendam que é benéfico permanecer na academia.

Engaje através de eventos

É uma boa estratégia promover eventos dentro de seu estabelecimento. Faça com que os alunos se engajem. Realize gincanas, semanas temáticas, incentive a todos irem caracterizados. Se possível, dê pequenos prêmios aos que participarem. Pode ser desde garrafinhas, barrinhas de proteína até um desconto na próxima mensalidade.

Um evento que tem potencial para atrair novos clientes é um aulão. Uma aula coletiva de funcional, dança ou qualquer outra especialidade. Se não tiver espaço dentro do seu estabelecimento, veja a possibilidade de promover esse aulão em uma praça ou ginásio.

Todas essas opções são formas de integração entre os alunos. São momentos de descontração em que os clientes podem se sentir mais confortáveis, se divertirem e aproveitarem das especialidades da academia.

Por ainda estarmos em uma pandemia, a academia pode fazer treinos coletivos à distância. Utilize Hangout, Google Meet, Zoom ou qualquer outra ferramenta digital. Se for algo exclusivo dos seus alunos, essas plataformas são ideais. Se você pretende apenas passar um treino geral, pode fazer lives nas redes sociais também.

Proporcione conteúdo

Outro atrativo, que se relaciona com o tópico anterior, é o conhecimento. Promover palestras com especialistas de outras áreas – como nutricionistas e médicos – pode causar um efeito muito positivo entre os clientes. Mostra que a academia não quer apenas que o aluno faça seu exercício, mas que mantenha uma vida saudável.

A opção de palestras presenciais é uma forma de oferecer um conteúdo relevante às pessoas que já são suas clientes. Mas, considerando a pandemia, você pode promover lives ou gravar vídeos com esses profissionais. É uma forma de marketing digital também. Ao postar nas redes sociais da academia esse tipo de conteúdo, pode-se alcançar mais pessoas.

Ofereça opções de pagamento

Trabalhar com apenas um método de pagamento pode impossibilitar a retenção de um cliente. Por mais que ele goste do espaço, equipamento, e tudo o que envolva o ambiente de sua academia, se a forma de pagamento for um empecilho, é difícil conquistar esse cliente.

Muitas academias optam por automatizar o processo de pagamento, o que mostra um grande desempenho na retenção de alunos. Algumas pessoas se esquecem de pagar mensalmente e descontar automaticamente de suas contas se torna mais prático.

Contudo, considere que nem todos gostam da automação. Então tente oferecer diferentes opções para que seus clientes se sintam confortáveis.

Mantenha o espaço agradável

Apesar de aparentar ser o básico, é necessário pontuar. Manter o estabelecimento limpo, organizado e seguro faz com que o cliente se sinta mais confiante em frequentá-lo. 

Você não precisa ter o aparelho mais novo e tecnológico possível. Mas faça as manutenções ou trocas sempre que necessário. Os equipamentos, muitas vezes, são utilizados diariamente e sofrem desgastes por isso. Então fazer a manutenção periodicamente é uma questão de segurança do seu aluno.

A infraestrutura é realmente muito importante para que o aluno se sinta motivado a frequentar a academia. Uma opção para você adequar o seu ambiente com modernidade, tecnologia e conforto são os pisos Aubicon. 

São pisos emborrachados, antiderrapantes, que absorvem impactos. Alguns modelos absorvem ruídos também e não deformam mesmo com altas cargas sobre eles. São ideais para academias e espaços para exercícios.

Se você quer oferecer uma opção a mais para seus alunos sem investir um alto custo, pode se interessar pelos pisos inteligentes Aubicon CORE 360°. São pisos desenvolvidos para exercícios funcionais.

Todos os produtos Aubicon são feitos com borracha de pneus inservíveis. Através de um processamento dos grânulos de borracha, fabricamos pisos resistentes, duráveis, de alta qualidade e desempenho.

A academia deve ser um espaço agradável, que funciona para a melhor experiência do cliente. Você deve ouvir seus alunos e considerar os pontos a serem melhorados. Não ofereça apenas um ambiente para treino, mas desenvolva conteúdos que possam auxiliar esses clientes a se manterem em uma rotina saudável.

E aí, gostou do conteúdo? Conta aqui nos comentários como você faz para reter seus alunos.

Quer saber mais sobre os pisos Aubicon? Entre em contato conosco.