10 Tendências Fitness para 2021

No último ano, diversas mudanças de comportamento foram feitas. Todos os setores da sociedade foram afetados. Com a pandemia, as pessoas passaram a ter outra relação com exercícios e alimentação.

No último ano, diversas mudanças de comportamento foram feitas. Todos os setores da sociedade foram afetados. Com a pandemia, as pessoas passaram a ter outra relação com exercícios e alimentação.

Esse período fez com que novas tendências fitness aparecessem. Foram diversas, mas selecionamos as 10 principais.

Treinos virtuais

Desde o começo da pandemia, com a quarentena, muitas academias precisaram fechar as portas. Mesmo com mais de um ano do vírus circulando, algumas cidades acabam entrando em lockdowns ou decretam medidas restritivas. 

Sendo assim, muitas pessoas adaptaram os treinos para o mundo digital. O personal ou instrutor passa a fazer uma aula via aplicativos de vídeo chamada para que os alunos não percam o foco e possam treinar seguramente, cada um em seu espaço.

Aulas em grupo

Outra tendência são as aulas em grupo. A maioria delas é oferecida virtualmente. Todavia, existem grupos que se encontram em locais abertos, respeitando o distanciamento necessário e as medidas de segurança para praticarem exercícios.

Em um momento tão delicado e pesado, como o que estamos passando, a possibilidade de socialização unida da prática de uma atividade faz bem ao físico e mental de uma pessoa. 

Maior uso de apps de exercícios

Para as pessoas que não se interessam ou não podem pagar por instruções específicas, existe uma variedade imensa de aplicativos de exercícios. Muita gente buscou formas de cuidar da saúde com auxílio dessas plataformas. Essas ferramentas digitais, muitas vezes, contam com o apoio de profissionais especialistas que alimentam o aplicativo de dicas e direcionamentos.

Segundo um levantamento realizado pela AppsFlyer, houve um aumento de 226% de instalações de plataformas digitais que são do universo saudável. Essa taxa foi realizada através de anúncios pagos. A busca e instalação de aplicativos sem o uso de anúncios, voluntária do próprio usuário, teve um aumento de 116%.

Um dos aplicativos mais conhecidos, o BTFIT, que é gratuito, teve uma procura muito grande. Ele já existia antes da pandemia, mas liberaram o acesso a todos, o que causou um aumento de 1100% no número de downloads já no começo da quarentena, em 2020.

Treinos funcionais

Os treinos funcionais podem ser relacionados tanto com o fechamento das academias como com o maior índice de aplicativos de exercícios e treinos virtuais. Com as medidas restritivas rigorosas impedindo que as pessoas fossem a academias ou outros locais de treino, a opção foi treinar no espaço que tivessem em casa.

A maioria das pessoas não possui diversos aparelhos e equipamentos de academia, como pesos e barras, em casa. Alguns até chegaram a comprar pequenos pesos e elásticos. Contudo, o aumento da prática de treinos funcionais foi notável. 

O treino funcional é aquele realizado com apenas o peso do corpo. O objetivo é ter uma melhora no condicionamento físico pessoal e, assim, proporcionar mais qualidade de vida. 

Muitos aplicativos fitness dão ideias de treinos funcionais, porque são mais baratos e práticos de serem executados. A pessoa que tiver pesos e outros acessórios pode até utilizar para ter um desenvolvimento muscular mais rápido, mas isso não é tão necessário.

Toda essa praticidade auxiliou na maior aderência e procura para essa opção de treino. Além disso, o treino funcional pode ser facilmente adaptado às necessidades do praticante. 

Treinos ao ar livre

Também pelo alto número de fechamento de academias e espaços fechados para a prática de exercícios físicos, muitas pessoas aderiram a parques, espaços abertos e praias para se movimentarem.

Algumas cidades litorâneas determinaram medidas restritivas de circulação da população, mas permitiam a prática de exercícios na areia ou calçadão da praia. Isso incentivou muitas pessoas a treinarem ao ar livre.

05_tendencia_fitness_blog6_1200x800px_100

Desde o começo da pandemia, muito se fala sobre a necessidade de ambientes ventilados. Sendo assim, as pessoas naturalmente buscaram por espaços abertos para praticarem algum esporte ou atividade. É uma alternativa para cuidarem da saúde de forma segura.

HIIT

HIIT é a sigla para High Intensity Interval Training ou, em português, treino intervalado de alta intensidade. Na maioria das vezes, são treinos funcionais – com apenas o peso do corpo -, mas com movimentos de alta intensidade.

Esse tipo de treino é ideal para quem quer melhorar o condicionamento físico e tem pouco tempo disponível durante a rotina. Os treinos são, geralmente, curtos, de até 30 minutos. 

Há anos esse tipo de exercício se tornou uma tendência, e se manteve assim. A rotina, cada vez mais, corrida de diversas pessoas tornou o HIIT um atrativo. Assim como os exercícios funcionais, essa prática pode ser feita em qualquer lugar, sem a necessidade de equipamentos.

Busca por saúde e qualidade de vida através de exercícios e alimentação

Hábitos mais saudáveis se tornaram uma grande tendência. Muitas pessoas tiraram um tempo do distanciamento social e da necessidade de ficar em casa para aprenderem que o básico: alimentação saudável + exercícios físicos = qualidade de vida.

No início da pandemia, acreditava-se que quanto mais saudável a pessoa fosse, menos chances de complicações caso tivesse a infecção do covid-19. Por isso, a busca por uma vida saudável, através de métodos básicos, aumentou bastante.

Comidas sem industrializados

Essa tendência se relaciona com a anterior. Muitas pessoas passaram a dar valor à comida caseira e natural. Apesar do consumo de alimentos ultraprocessados ter aumentado durante a pandemia, uma grande parcela da sociedade passou a se conscientizar melhor a respeito da alimentação “limpa”.

Isso pode ter sido causado, também, pelo grande aumento de pessoas com a própria horta. Muitos sentiram falta da natureza durante o isolamento e optaram por plantar seus próprios alimentos em pequenas hortas caseiras.

Yoga

A Yoga é uma prática milenar, disseminada no mundo todo. Durante a pandemia, algumas pessoas sentiram necessidade de cuidar da saúde física, mental e espiritual. Essa é uma das propostas da Yoga.

Outro ponto dessa prática é a meditação. Com muita coisa acontecendo no mundo, muitas pessoas desenvolvendo crises de ansiedade e depressão, a meditação e a Yoga estão fortalecendo o aspecto mental de cada um. Se tornaram terapias alternativas e complementares para diversos transtornos.

Além disso, a Yoga proporciona muitos benefícios, como redução do estresse, aumento de concentração, força e flexibilidade. 

Tecnologias vestíveis

As tecnologias vestíveis são acessórios como smartwatches, monitores de frequência cardíaca, monitores de treinamento etc. São, geralmente, utilizados para monitorar e registrar treinos, monitorar o sono, medir frequência cardíaca, entre outras funções.

Os wearables podem ser usados para coisas fitness e coisas rotineiras, como realizar pagamentos por aproximação. A realidade é que são tendências desde 2016 e é mais comum ver pessoas que treinam e desejam monitorar e registrar seus desempenhos usando. 

São diversas as tendências deste ano. O que é notável é que as pessoas adaptaram treinos e alimentação para as suas necessidades e fluxo de rotina. Os exercícios passaram a fazer parte da rotina de autocuidado físico e mental de muita gente.

E você, já tem alguma dessas tendências presente em sua vida? Conte aqui nos comentários!