Você conhece o termo Mottainai?

No mundo todo, pessoas tentam combater o desperdício. Seja de comida, água, matérias primas ou de qualquer coisa. O termo Mottainai é um princípio de vida que aborda tudo isso, com um significado bastante amplo. É uma filosofia de vida muito utilizada na Ásia, principalmente em países que adotam o budismo. A cultura do não […]

No mundo todo, pessoas tentam combater o desperdício. Seja de comida, água, matérias primas ou de qualquer coisa. O termo Mottainai é um princípio de vida que aborda tudo isso, com um significado bastante amplo.

É uma filosofia de vida muito utilizada na Ásia, principalmente em países que adotam o budismo. A cultura do não desperdício e pela valorização de cada recurso natural utilizado.

ORIGEM E SIGNIFICADO DE MOTTAINAI

O termo Mottainai tem origem budista e é bastante utilizado no Japão. Ele se torna uma filosofia de vida. O significado da palavra pode variar entre algo simples como ”não desperdice” ou outras interpretações, como “cada pequena coisa tem uma alma”.

Por não ser uma palavra específica, mas sim uma filosofia, há essa dificuldade de tradução literal. “Mottai” como termo do budismo pode se referir à essência das coisas. Mesmo itens do universo físico, como objetos, não têm uma existência isolada, está tudo conectado.

“Nai” é um termo de negação. A palavra formada Mottainai se torna algo como uma forma para restabelecer laços entre todas as entidades vivas e não vivas, reafirmando a importância de tratar com cuidado e sensatez qualquer item animado ou inanimado.

A filosofia tem como base prezar o valor intrínseco de cada objeto e ir contra o desperdício.

O Japão passou por períodos de muita dificuldade com guerras e desastres naturais. É um país que soube se desenvolver com recursos naturais escassos. Praticar o Mottainai foi fundamental para a sobrevivência e crescimento do país. Por isso, lá, essa é uma das bases da cultura.

Alguns japoneses têm um pensamento de não deixar nem um grão de arroz no prato. É um pequeno gesto, mas que traduz esse conceito de não desperdício. A ideia é pegar porções pequenas. Caso não seja o suficiente, pegue um pouco mais, mas não coloque além do que você aguentar para não precisar jogar fora.

Para essa cultura, o importante é que cada um faça o que for possível no próprio cotidiano, com pequenas ações. Não é necessário apoio institucional com grandes ações. 

COMO O MOTTAINAI É APLICADO ATUALMENTE

Basicamente, reduzindo qualquer possível desperdício. É necessário encontrar formas de aumentar o ciclo de vida de um item. Por exemplo, transformar uma roupa bastante usada em uma fronha, então em uma sacola reutilizável e, por fim, em um pano de chão.

Muitas pessoas passaram a relacionar Mottainai com a coleta seletiva de lixo. Isso faz bastante sentido, uma vez que você pode destinar todo aquele material para que seja reciclado e reutilizado. 

No Japão, os cidadãos levam muito a sério a coleta seletiva. Justamente para valorizar aqueles recursos e como forma de respeito à natureza. Assim, é possível praticar os “4 Rs” e dar uma nova forma aos resíduos gerados.

4 Rs

  • Reduzir o desperdício
  • Reutilizar recursos
  • Reciclar
  • Respeitar o ambiente em que você está inserido

O maior ponto positivo do Mottainai, apesar de ter se originado no budismo, é que qualquer pessoa do mundo pode praticar. Optar por práticas sustentáveis e ecológicas são formas de aderir ao Mottainai sem nem ter conhecimento a respeito do conceito.

IDEIAS PARA APLICAR O MOTTAINAI NO SEU COTIDIANO

1 – Reduzir o consumo de água

Aquelas ações básicas de fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça, tomar banhos de até 10 minutos etc já são formas de reduzir o consumo de água diário.

Uma boa ideia é tentar fazer uma campanha no seu condomínio ou vizinhança para reduzir o desperdício ao máximo. Primeiramente, você pode conscientizar os moradores através de mensagens virtuais ou cartazes em locais visíveis. 

Pode ser interessante, também, colocar algum sistema de captação de chuva para uso comum. Seja para limpeza de um espaço de lazer, para regar plantas da horta comum ou para benefício geral.

2 – Compostagem

O ideal é que você faça como idealizado pela cultura japonesa de comprar, fazer e servir apenas a quantidade suficiente para você ou sua família. Sabemos que isso não é fácil, mas o resíduo orgânico da sua residência pode se tornar compostagem.

Você pode encontrar centros de compostagem na sua cidade e região para contribuir com os seus resíduos e não fazer com que algo que pode ser aproveitado vá para algum aterro.

3 – Upcycling

O Upcycling é uma forma de reciclagem. Basicamente, é transformar objetos que seriam descartados em novos itens de qualidade igual ou melhor. É um processo bastante criativo.

Tudo pode ser reaproveitável. Às vezes, o necessário é apenas um pouco de criatividade.

É extremamente necessário saber utilizar ao máximo cada item que adquirimos. Seja natural ou não, de alguma forma, qualquer produto tem uma matéria prima que pode ser finita. Prolongar a vida útil desse recurso é importante para a sustentabilidade do planeta.

O Mottainai prega algo semelhante a isso. Cada coisa tem o seu  valor e precisa ser bem utilizada. O desperdício pode ser evitado ou reduzido com pequenas ações do cotidiano.

E aí, já havia lido ou escutado a respeito do Mottainai?

AUBICON

A Aubicon é uma empresa de práticas responsáveis e sustentáveis. Em doses pequenas, pode-se dizer que praticamos o Mottainai. Identificamos o valor de um pneu inservível e reaproveitamos esse material para gerar produtos de alta qualidade e durabilidade.

Sabemos que milhares de toneladas de pneus são descartadas anualmente no país. Se todos esses pneus fossem levados a aterros sanitários, isso poderia gerar diversos problemas à sociedade.

Por isso, nos empenhamos em utilizar a borracha dos pneus de forma inteligente e sustentável. A maioria de nossos produtos têm processos que não geram resíduos à atmosfera e ao meio-ambiente.

Quer conhecer mais sobre a Aubicon? Acesse nosso site e conheça as linhas de produtos disponíveis.