Diferença entre tipos e aplicações de Mantas e o impacto no isolamento

A Manta Acústica cumpre a função de isolar acusticamente um cômodo. Ruídos estruturais, principalmente em edifícios, podem se tornar um pesar na vida do morador e gerar brigas na vizinhança.

A Manta Acústica cumpre a função de isolar acusticamente um cômodo. Ruídos estruturais, principalmente em edifícios, podem se tornar um pesar na vida do morador e gerar brigas na vizinhança.

Nesses casos, o que faltou foi planejamento na hora da construção do edifício. O indicado é colocar mantas acústicas entre os pisos e tetos que previnam esse tipo de ruído. Há normas que exigem um padrão mínimo de isolamento sonoro para esse tipo de construção, e devem ser seguidas.

Algumas pessoas realizam o isolamento acústico de cômodos para trabalho. Músicos, profissionais que trabalham com produção de vídeo, streamers, e quem deseja mais privacidade costumam adaptar seus ambientes instalando artifícios como as mantas para que seus trabalhos não incomodem a vizinhança.

Existem pessoas que também querem garantir um isolamento térmico e se utilizam das mantas para isso. Elas acabam retendo tanto o frio quanto o calor também. Isso faz com que haja até uma economia de energia, dispensando ventiladores e ar condicionado em excesso.

Mas existem diferentes tipos de mantas e maneiras de instalá-las. Como saber qual é a melhor para meu imóvel ou construção?

Aplicação das mantas

Ao pensar na aplicação de uma manta acústica em um imóvel ou empreendimento, você precisa analisar alguns pontos no projeto. Qual a metragem do espaço? A manta vai ser instalada em um local que já está construído ou vai ser construído? A manta será instalada em uma área com contrapiso flutuante ou diretamente abaixo do revestimento final? 

A manta, geralmente, necessita ficar comprimida entre duas superfícies para ser eficaz. Seja qual for o material, o recomendado é que não fique exposto.

Os tipos mais comuns de instalação são:

·         Contrapiso flutuante: são mantas aplicadas entre o sistema de laje e contrapiso, isolando totalmente o contrapiso da estrutura do prédio ou imóvel.

·         Abaixo de revestimento: mantas aplicadas abaixo do revestimento (cerâmico, laminado, vinílico, etc). Geralmente essas mantas são coladas para melhor desempenho.

·         Entre placas de drywall: mantas aplicadas entre placas de drywall para separação e ambientes, são utilizadas como paredes ou forros, reduzindo a carga estrutural do edifício.

Tipos de Mantas Acústicas

Fibra de Vidro

Apesar do nome, elas são feitas de sílica, que é a mesma matéria prima que faz o vidro. Tem capacidade de atenuar ruídos ou oferecer um isolamento térmico de 40 a 60% a mais do que sem elas.

As fibras de sílica passam por fornos de alta pressão e formam um material que é chamado lã de vidro. É com isso que é feito o isolamento. 

Tem prós e contras deste material. Os maiores prós são: fibras de vidro são extremamente leves e não pegam fogo. Contudo, são difíceis de aplicar em comparação a outros materiais.

Projetos para espaços comerciais ou públicos, que necessitem de uma adequação para aval do Corpo de Bombeiros, geralmente utilizam esse material.

Lã de PET

O interessante de mantas de lã de PET é o fator sustentabilidade. Esse tipo de produto é fabricado a partir da reciclagem de garrafas PET. 

É bem leve, pode ser encontrada em diversas densidades, mas não é tão eficiente quanto as demais. O material não se mostra a prova de fogo, também.  

Lã de Rocha

O processo de fabricação desse material tem como matéria prima a diábase, uma rocha vulcânica. Por isso, é resistente contra incêndios e tem uma boa performance em relação térmica.

Estima-se que a lã de rocha ofereça de 60 a 80% de isolamento térmico e acústico. É um material que pode custar um pouco mais do que as anteriores, mas acaba sendo mais eficiente.

Manta Acústica de Borracha

As mantas acústicas de borracha, geralmente, são feitas a partir de grânulos de borracha processados. A matéria prima é um diferencial na absorção de ruídos, resistência e durabilidade.

Esse material desempenha um ótimo papel quando instalado em pisos, pois é mais resistente a compressão e forças mecânicas.

Aubicon

A Aubicon trabalha com Mantas Acústicas feitas a partir de grânulos de pneus reciclados. A nossa linha Sound Soft pode ser instalada sob contrapiso ou revestimento. Todas as Mantas Acústicas Aubicon atendem a norma de desempenho 15575-3.

  • Manta Acústica Sound Soft Contrapiso 

A Sound Soft Contrapiso deve ser instalada entre a laje e o contrapiso. Por conta da matéria prima e da fabricação, ela se torna altamente resistente à compressão. A alta densidade dela permite a execução dessa manta em contrapisos menos espessos e aditivados, com microfibras de polipropileno.

Uma das vantagens é que pode ser usada em áreas molhadas. Outra é que o contrapiso não fica com sensação de oco e flutuante.

  • Manta Acústica Sound Soft Ondulada 

Deve ser usada no conceito de contrapiso flutuante, que é a maneira mais eficaz de isolamento acústico. A geometria do produto faz com que reduza o contato da base antivibratória com o restante da estrutura da edificação. Dependendo da espessura, ela pode oferecer uma atenuação de, pelo menos, 22 dB.

Além da alta performance contra os ruídos, é durável e resistente à compressão, sendo ideal para áreas com equipamentos pesados. Assim como a Sound Soft Contrapiso, esta pode ser utilizada em áreas molhadas.

  • Manta Acústica Sound Soft Laje Zero 

Este produto é pré-fabricado, com  uma espessura e densidade constante. Para a aplicação, é necessário utilizar a Cola Cimentícia Laje Zero. Ideal para obras que não atendem os níveis da NBR 15575-3 nas questões de ruídos de impacto. Principalmente porque não faz com que o projeto tenha grandes mudanças estruturais. Um diferencial da Sound Soft Laje Zero é a possibilidade de usá-la em Retrofits.

  • Manta Acústica Sound Soft Piso Acabado 

Recomendada para edifícios e construções com mais de um andar, como sobrados. A Sound Soft Piso tem capacidade de reduzir a reverberação do ambiente e ruídos de impactos para andares inferiores. 

Ela não deforma. Apresenta grande resistência, durabilidade e estabilidade. Desenvolvida especialmente para atenuar ruídos de impacto sob pisos acabados como laminados, pisos de madeira, vinílicos e LVT, não deformando o revestimento. 

E aí, gostou do conteúdo? Conta aqui nos comentários se você já utiliza algum tipo de isolamento acústico. Caso tenha se interessado na linha de Mantas Acústicas Sound Soft da Aubicon, entre em contato conosco.