VOCÊ CONHECE O T.I. VERDE?

Arquitetura sustentável, edifícios saudáveis, telhado verde, design biofílico e fachadas vivas são exemplos de áreas de atuação e ferramentas que visam trazer estratégias sustentáveis ao espaço construído. Uma nova tendência é o T.I Verde. A partir da percepção do consumo de recursos tecnológicos em massa, alguns profissionais passaram a tentar mobilizar a população e diminuir […]

Arquitetura sustentável, edifícios saudáveis, telhado verde, design biofílico e fachadas vivas são exemplos de áreas de atuação e ferramentas que visam trazer estratégias sustentáveis ao espaço construído.

Uma nova tendência é o T.I Verde. A partir da percepção do consumo de recursos tecnológicos em massa, alguns profissionais passaram a tentar mobilizar a população e diminuir o impacto ambiental causado pela prática.

De acordo com um levantamento realizado pela Global Footprint Network (GFN), as práticas que os seres humanos têm já demandam 60% mais recursos do que o planeta gera. Ou seja, elementos que possuem uma capacidade finita estão em maior demanda do que a produção.

Sendo assim, instituições, empresas, indústrias, governos e indivíduos precisam considerar novas estratégias e hábitos de consumo.

O QUE É A TECNOLOGIA VERDE?

Primeiramente, vamos esclarecer que tecnologia não se resume a dispositivos digitais. De acordo com o dicionário, tecnologia é: “ 1. teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (por exemplo, indústria, ciência etc.). 2 – técnica ou conjunto de técnicas de um domínio particular.”

Portanto, tudo que é desenvolvido visando soluções para a fabricação de descarte de produtos com redução no impacto sobre os ecossistemas terrestres pode ser considerado tecnologia verde.

ENTÃO, O QUE É A T.I VERDE?

A sigla T.I se refere à Tecnologia da Informação. Nesse caso, a maioria dos elementos podem ser eletrônicos e digitais. 

O conceito de T.I verde prega uma redução de impactos à natureza a partir de práticas e ferramentas desse setor. De acordo com especialistas da área, 70% dos efeitos que a T.I gera ao meio ambiente fazem parte ou se relacionam com a etapa de fabricação.

Não significa que apenas fabricantes desses itens precisam se importar em práticas responsáveis e sustentáveis. Afinal, cerca de 60% do lixo comum no Brasil ainda contém resíduos eletrônicos, que podem gerar contaminações de recursos naturais.

COMO SE RELACIONA COM O SETOR DE CONSTRUÇÃO E ARQUITETURA?

O setor de Tecnologia da Informação se relaciona totalmente com a Engenharia e a Construção Civil. Dessa forma, também pode ser aplicada a questões da Arquitetura.

A cada projeto, é importante avaliar a eficiência energética de cada elemento e tentar otimizar essa questão. Ao mesmo tempo, utilizar recursos que possam diminuir os impactos ambientais que toda a rotina daquela residência, empresa ou indústria cause.

COMO USAR O T.I VERDE EM SEUS PROJETOS

Entendemos que pode ser um desafio fazer com que seus clientes aceitem todas essas sugestões. Mas aqui estão algumas dicas de como implementar o T.I Verde como possível.

  • Projeto elétrico e eficiência energética

O projeto elétrico de uma obra – seja reforma ou construção – precisa ser feito por um especialista no assunto. Apesar de Arquitetos e a maioria dos Engenheiros terem noção de projetos elétricos, é sempre indicado buscar por um engenheiro especializado em elétrica.

Esse profissional terá a maior expertise em aplicar os elementos necessários nos locais ideais. Por que isso é importante? O projeto elétrico é único para cada imóvel e adequa a capacidade energética para os dispositivos que serão utilizados naquele espaço.

Tudo isso evita uma sobrecarga elétrica e um gasto energético maior do que o necessário. O especialista irá desenvolver o projeto para que a construção tenha eficiência energética.

  • Captação de energia limpa

Cada vez mais, ferramentas para a captação de energia limpa estão ficando acessíveis. Já é possível encontrar diversas residências, empresas e indústrias com diferentes modelos de painéis fotovoltaicos. 

No Brasil, quase 90% da energia utilizada vem de usinas hidrelétricas. São, também, consideradas fontes limpas. Porém, pode ocorrer como em 2021, que o país passou por uma crise hídrica.

Como solução inteligente e ecológica, os painéis fotovoltaicos garantem o fornecimento de energia elétrica sem impactos à natureza. Algumas fazendas estão implementando esse tipo de recurso para terem mais acesso à eletricidade.

  • Automação

Provavelmente, esse é o tópico que mais se relaciona com a T.I Verde, por precisar de profissionais especializados em Tecnologia da Informação para o desenvolvimento de um sistema automatizado.

A automação está interligada com as duas questões anteriores. Especialistas apontam que automatizar processos gera uma melhor eficiência energética. Um sistema de automação pode fornecer dados sobre os elementos inseridos nos processos automatizados. Ao puxar mais energia ou em caso de falhas, o sistema aponta o erro identificado e o usuário tem um maior controle.

É uma forma de otimizar os processos, reduzir gastos energéticos e impactos à natureza.

  • Ar condicionados

Muitos equipamentos de ar condicionado geram gases clorofluorcarbonos (CFC), que são altamente influentes no efeito estufa. Esse tipo de gás pode ser milhares de vezes mais potente do que o dióxido de carbono (CO2). Sem contar que, quando esses aparelhos param de funcionar, se tornam resíduos eletrônicos com uma certa dificuldade de descarte.

Há duas alternativas, que a T.I Verde proporciona. A primeira é o uso de aparelhos de ar condicionado que não emitem gases nocivos. São aparelhos com sistemas de refrigeração considerados ecológicos.

A outra alternativa, que pode ser aliada à primeira, é usar a automação para maior eficiência do ar condicionado. Assim, há menor gasto de energia e resíduos gerados.

AUBICON

Como mencionamos, a tecnologia verde engloba uma porção de soluções inteligentes, que visam a redução dos impactos à natureza. A Aubicon tem como parte da cultura empresarial práticas responsáveis e sustentáveis. Incentivamos o desenvolvimento de tecnologias inovadoras a fim de contribuírem com o meio-ambiente e com o ser humano.

Por isso, nossos produtos são fabricados através de pesquisas sobre as últimas tecnologias e tendências do mercado internacional. Combinamos métodos produtivos distintos, matérias primas de ponta e muita criatividade. O que resulta em uma entrega de produtos inovadores, duráveis, resistentes, que oferecem conforto e bem-estar. 

Quer aplicar mais tecnologia verde no seu projeto? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os produtos Aubicon.